Startup Seu Sonho - Empreendendo com Propósito

O CURSO

O curso Startup Seu Sonho 3.0 - Empreenda com Propósito é uma jornada prática de aprofundamento no aprendizado do empreendedorismo com propósito, desenvolvido pelo Fala Brasil e a Social contemporâneo onde usamos uma plataforma única de consolidação de práticas inovadoras para sua iniciativa de impacto e potencial transformação no mundo. Nosso objetivo é apoiar a construção da sua Jornada empreendedora rumo a construção de novas realidades.

A primeira edição do curso, foi lançada em Abril. Estamos seguindo rumo a próxima edição, iniciando no fim de Junho/2017.

Abaixo um pouco dos feedbacks da primeira jornada:

Magno:

Bom, vamos lá: O curso pra mim foi muito importante porque me permitiu não só aprender e ser inspirado, como também a ter um momento preciso onde formalizar e dar corpo a algo que era apenas uma ideia, uma intenção. E foi lindo fazer isso sendo inspirado pelas técnicas propostas, pela alegria das orientadoras, pela força criadora somada de todo mundo que estava lá.

Maurício:

Curso muito inspirador em todos os sentidos. 

O trabalho com um grupo de pessoas de diversas áreas e de pensamentos muito distintos,  traz novas idéias e visões diferentes sobre o seu próprio negócio e o direcionamento que se pode dar a ele. 

O contato e as oportunidades com esse grupo rico de pessoas se estende pra vida fora do curso.

Aline

Oi! Eu realmente adorei o curso, abriu a minha mente. O curso me tirou da inércia rsrsrs, fiquei empolgada para empreender. O Ruim era só o horário, por causa das crianças e pq moro longe. 

Ana

Eu amei o curso. Principalmente pela energia, empatia, carinho e as novas formas de negócio que foram apresentadas. Talvez minha sugestão fosse tentar fazer um molde de curso que implementasse o design thinking, ou seja saísse dali com um prototipo.

Carol

O curso Star Up seu Sonho apareceu pra mim como costumam aparecer as melhores coisas da vida: de repente. Eu não tinha nem vontade de fazer um curso de empreendedorismo até porque nunca considerei que minha ideia inicial de negócio se encaixasse em qualquer conceito de mercado, muito menos em algum curso. 

A diferença foi que a definição do curso era, exatamente esta. Talvez uma ideia convencional tivesse mais problemas em se encaixar ali, mas não as originais. 

O Curso foi uma avalanche de informações novas e de abertura de horizontes que eu não fazia ideia que existiam no empreendedorismo, ideias não-convencionais e muito funcionais. Tudo explicado em uma linguagem que até eu, iniciante em tudo que se trata de negócios, consegui entender perfeitamente. 

O curso me abriu os olhos pra quantidade de ferramentas que temos ao nosso alcance que podemos usar a nosso favor, de forma muito simples. As dinâmicas do curso impulsionaram as ideias que sempre estiveram lá a saírem do abstrato, tomarem forma, amadurecerem. Tudo direcionado de forma natural pelas palestrantes e pelo próprio grupo parcipante. O processo foi rico e crescia a cada dia, no fim pude enxergar que o que eu julgava intangível estava muito mais próximo de se concretizar do que imaginei, agora que tinha aquele conhecimento e aquela rede de pessoas do meu lado. 

O maior presente foi os senso de cooperação, de fazer parte daquela rede sendo criada e a consciênscia de que eu não estava sozinha. Não era a única louca (ou sã?) a querer terpropósito e prazer naquilo que ocupa a maior parte da minha vida.

Só tenho o que agradecer.

Renata

O curso foi muito bom para adquirir conhecimentos sobre novas economias e novos modelos de gestão e conceitos. Recomendo a todos que queiram empreender com propósito para contribuir para um modo de vida mais sustentável ecologicamente e mais justo socialmente, com prosperidade econômica. Como ponto fraco, considero o pouco tempo para aprofundamento dos conteúdos. As facilitadoras estão de parabéns pela metodologia!

 

Workshop Novas Economias - Mapeando Recursos

Essa iniciativa foi criada para atender a uma demanda do Rio Criativo para uma Maratona de Empreendedorismo e novas formas de empreender.

Percebemos que o tema está muito vivo e desejamos continuar investindo nessa jornada, reorganizando e aprofundando as reflexões e potenciais práticas.

Em breve: Co-Ignições: Empreendedorismo com propósito, comunidade e novas economias.

In Loco

O cenário musical atual está em transição, como tudo. Cada vez mais, a web se torna o meio mais ágil, simples e econômico para descobrirmos e nos aprofundarmos em tudo o que nos atrai. 
Contudo, a experiência, os cheiros e as sensações não conseguimos acessar desse jeito. Muitos são os nichos de público que entram em contato com os mais variados artistas online e sentem necessidade de vivenciar a arte in loco.


Músicos, poetas, DJ's, artistas empreendedores em geral, estão em busca de espaço para desenvolver novas propostas, saindo do lugar comum.
O IN LOCO nasce da idéia de levar a boa música de artistas
contemporâneos do cenário carioca a ambientes diferenciados,
intimistas e aconchegantes tudo com base em ECONOMIA COLABORATIVA.

A proposta é aproximar o público de artistas de qualidade que buscam espaços para apresentar seu trabalho. Trabalhamos pelo resgate do cuidado, presença e atenção com tudo o que fazemos e como nos relacionamos uns com os outros. Dessa forma acreditamos que estamos apoiando a criação de espaços de experiências de trocas íntegras, diversas e com base na premissa do ganha-ganha-ganha (ganha quem produz e apresenta/ ganha quem chega para valorizar o trabalho/ ganha o planeta - já que nosso evento é todo pensado a partir da minimização total de impactos negativos, disseminando novos paradigmas).

IRB Brasil - Co-criação do programa de voluntariado

Projeto de co-criação e implantação do Programa de Voluntariado da empresa IRB Brasil. Realizamos um chamado para 4 encontros de co-criação, onde os colaboradores trabalharam juntos para construir o Programa que desejavam. Contando, com, em média, 35 pessoas por evento, investigamos sonhos pessoais de mundo, os problemas socioambientais mais graves em nossa sociedade, desbravamos caminhos possíveis de mudança até identificarmos as linhas de atuação dos diversos grupos manifestados.

o processo foi muito rico e diverso. estamos dando sequência a fase de implantação durante 2016.

Desafio Empreender

Uma parceria com o Instituto Empreender para mentoria em gestão de Negócios Sustentáveis para 5 grupos de jovens empreendedores que passaram 15 semanas mergulhando em descobertas, desenhos e redesenhos do universo do empreendedorismo consciente. Após a jornada por uma série de mentores, um projeto foi selecionado para o investimento semente. Um grupo muito talentoso e desejoso por algo diferente.

Grupo de jovens empreendedores.

Grupo de jovens empreendedores.

Como construir uma cultura de diálogo?

Um evento realizado dentro da Faculdade de Direito UFF, aberto ao público, promoveu, através da tecnologia social Aquário,  encontros e diálogos sobre a importância de tratarmos da qualidade da nossa escuta e nossa presença com o outro, além de formas de relação em comunidade, inter-relação de sistemas, educação.

Como convidados tivemos o Prof. Cid Alledi, Ética nos Negócios, diálogo e RSC, Dany Garza, Presidente da Sustentarte, Dominic Barter, disseminador do CNV (Comunicação Não Violenta), Prof. José Pacheco, co-fundador da Escola da Ponte, Augusto Gutierrez,  co-fundador do HUB RIO e Catete 92, Pedro Strozenberg, formado em direito, especialista em Mediação Comunitária e segurança pública, Sissi Mazzetti, Práticas de diálogo em educação e justiça, Larissa Davidovich, Defensora Pública do Rio de Janeiro, Julio Mafra, Psicanalista e Mediador Judicial. Contou também com a participação do deputado Jean Wyllys via mídia digital.

Encontro com Dragon Dreaming

Encontro de trocas e repasse de conhecimentos sobre construções coletivas com base no Dragon Dreaming para monitores do Sobrado Cultural Rural e parceiros dos Pontos de Cultura da região serrana do Rio de Janeiro.

Agradecimentos aos parceiros mais que especiais, Marjourie Botelho e Cláudio Paolino.

Co-criação Projeto Nacional de Energia e Eficiência Energética

Parceria com a Jordão Engenharia para a Co-criação do Projeto Nacional de Energia e Eficiência Energética do Sistema SEBRAE para os micro e pequenos empresários.